Dia das Nações Unidas para o Serviço Público
Data da publicação: 23 de junho de 2022 Categoria: Sem categoria
A ONU comemora neste 23 de junho o Dia do Serviço Público. A data, estabelecida no ano 2000 pela Assembleia Geral, é marcada em 2022 sob o tema “Reforçar parcerias inovadoras para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável”.
Em mensagem para a celebração, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que “não há vocação mais nobre do que estar ao serviço dos outros”.
Contribuição para o desenvolvimento sustentável
O chefe das Nações Unidas afirmou que “funcionários do governo estão trabalhando cada vez mais de perto com uma ampla variedade de parceiros locais e globais para promover a recuperação e o desenvolvimento sustentável de suas comunidades”.
Guterres adiciona que parcerias com o setor privado e sociedade civil são essenciais para planejar e fornecer serviços inclusivos.
Para ele, é preciso celebrar “não apenas o trabalho de funcionários públicos em todo o mundo, mas também seu compromisso com a cooperação, por meio da qual construiremos um futuro melhor para todos”.
Todos os anos, no Dia do Serviço Público das Nações Unidas, a organização homenageia mulheres e homens que dedicam suas ideias, inovações e esforços para servir suas comunidades e a humanidade.
Instituições públicas para os ODS
A ONU lembra que instituições eficazes, responsáveis e inclusivas são essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.
Para a organização, os governos têm a responsabilidade primária de implementar os ODS e garantir o acompanhamento e revisão nos próximos 15 anos, nos níveis nacional, regional e global.
Segundo a ONU, a administração pública desempenha um papel essencial e crítico na melhoria da vida das pessoas. Assim, reinventar a administração pública é um caminho positivo e necessário.
Para a organização, sem modernização e transformação da administração pública para se adaptar às necessidades de hoje, será impossível realizar um futuro melhor para todos.
Texto extraído: https://news.un.org/pt/story/2022/06/1793362