Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de pós-graduação profissional em saúde da família

Área do conteúdo

Pesquisadores da UFC em parceria com o Governo do Estado do Ceará analisam processo de implementação do Projeto +Papo +Atitude

Data da publicação: 16 de dezembro de 2024 Categoria: Sem categoria

O Projeto +Papo +Atitude foi criado em 2022 e tem o objetivo de prevenir o consumo de álcool e outras drogas e contempla 17 escolas públicas e aproximadamente 1000 adolescentes do ensino médio do Ceará e é implementado atualmente em quatro cidades: Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá. O projeto enfatiza as habilidades para a vida e sua metodologia é por meio de rodas de conversa semanais onde abordam-se temas como adolescência, relacionamentos familiares, sexualidade, álcool e drogas, projetos de vida, rede de apoio, tolerância às diferenças, entre outros.

Em 2023 o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, a Organização União de Jovens do Vicente Pízon e a Universidade Federal do Ceará, com apoio de pesquisadores da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família – RENASF da Nucleadora UFC,  iniciaram uma parceira institucional para avaliar o processo de implementação do projeto. O objetivo é entender de que forma facilitadores, barreiras, estratégias de implementação e mecanismos de ação acontecem dentro das escolas e entender desfechos em saúde como a prevalência do consumo dessas substâncias, além de aspectos relacionados a implementação do projeto (fidelidade e sustentabilidade). O estudo alinha-se aos objetivos do desenvolvimento sustentável 2023 que possui meta de reforçar a prevenção e tratamento do abuso de substâncias, incluindo abuso de drogas, entorpecentes e uso nocivo do álcool. A pesquisa é prevista para ocorrer entre 2023-2025.

Em relação ao álcool, os resultados iniciais mostraram alta prevalência de consumo por adolescentes e que as meninas adolescentes estão consumindo mais o que reflete um perfil parecido com o contexto nacional. Fatores como estudar em escola de tempo integral e possuir crenças negativas sobre álcool são fatores que contribuem positivamente para a redução do consumo. Já para as drogas foi observado que o uso de maconha foi considerado moderado quando comparados a outros estados brasileiros. Além disso cabe destacar que o uso da maconha é fator de risco para o consumo de álcool e vice-versa, chegando a uma razão de prevalência (para o grupo que consome em relação ao que não consome) de 13 vezes. O comportamento violento também foi investigado e está associado com aqueles adolescentes que relataram fazer uso de álcool, binge drinking (tomar 5 doses ou mais em uma única ocasião), cigarro e maconha.

Estas informações evidenciam um aspecto importante principalmente porque a pesquisa também reconhece alguns comportamentos vivenciados pelos adolescentes no contexto familiar, por tanto os dados são relevantes para politicas voltadas para o ambiente familiar dos escolares.

O estudo e os resultados relativos à fidelidade, sustentabilidade e processo de implementação do projeto estão sob coordenação da pesquisadora Profa. Fabiane Gubert. Essa pesquisa faz parte da iniciativa de avaliação de projetos de prevenção para o cuidado em saúde do adolescente no que concerne ao enfrentamento do álcool e outras drogas pelo Estado do Ceará.

Texto produzido por: Samir Gabriel Vasconcelos Azevedo.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo