gov.br

Programa de pós-graduação profissional em saúde da família

Área do conteúdo

O reitor Custódio Almeida toma posse na Concha Acústica em cerimônia histórica e cheia de simbolismo

Data de publicação: 29 de agosto de 2023. Categoria: Destaques, fiocruz, pública, ufc

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Luís Silva de Almeida, foi empossado oficialmente em evento aberto ao público na Concha Acústica da Reitoria, na noite de sexta-feira (25). Em clima de festa, a solenidade contou com a presença em peso de toda a comunidade acadêmica, do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e demais autoridades. Nomeado para o cargo no último dia 3 de agosto pelo ministro Camilo e pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Custódio iniciou esta semana o mandato à frente da Instituição para o período de 2023 a 2027.

Em solenidade na concha acústica da UFC, Custódio Almeida foi investido como o 16º reitor da UFC, sua posse foi cheia de muito simbolismo, pois a cerimonia ter sido realizada em Fortaleza marcou o reencontro da comunidade acadêmica consigo mesma, bem como o reconhecimento da autonomia da autarquia e o reencontro com a sociedade.

Bastante aplaudido, o novo dirigente máximo da UFC foi conduzido ao palco pelos ex-reitores René Barreira, Jesualdo Farias e Henry Campos. Após receber os paramentos das vestes reitorais, como um dos atos inaugurais de sua gestão, Custódio deu posse à nova vice-reitora, Profª Diana Cristina Silva de Azevedo.

Conheçam um pouco do perfil do nosso reitor:

Custódio Almeida é professor titular do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC e docente do Curso de Filosofia. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em Sociologia pela UFC, graduado em Computação pela UFC e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da UFC desde 1993, ele atuou como coordenador do Curso de Filosofia, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, diretor do ICA, pró-reitor de Graduação entre 2007 e 2015 e vice-reitor da UFC de 2015 a 2019.

É membro do Conselho Estadual de Educação do Ceará, cientista-chefe da Cultura da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e professor orientador dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia, Ecologia e Recursos Naturais e Enfermagem da UFC. Na área de filosofia, desenvolve pesquisas em dialética, hermenêutica filosófica, fenomenologia e educação.

PROFESSOR CUSTÓDIO ESTE PROGRAMA ESTÁ MUITO FELIZ POR SUA POSSE, PARABÉNS!!!!!!!!!

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/18092-em-cerimonia-historica-reitor-custodio-almeida-toma-posse-na-concha-acustica